quinta-feira, 31 de março de 2011

Potiguar assume Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura

O novo chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC) é o gestor potiguar Fábio Lima. A portaria com a nomeação foi publicada nesta quinta-feira (24) e agora Lima coordenará as ações desta Regional, que atua em oito estados do Nordeste – Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, à exceção da Bahia, que agora tem a sua própria Representação Regional. Nesta área, cabe à RRNE/MinC ser um braço articulador do Ministério da Cultura, participar da implementação e acompanhamento das políticas culturais; prestar informações sobre os programas, projetos e atividades do Ministério, bem como orientar e acompanhar sua implementação.
Fábio Lima tem 43 anos, nasceu em Natal (RN), é formado em Marketing pela Universidade Potiguar e militante da cultura desde a mocidade. Filho de Marlucia Lima de Almeida e Ivan de Almeida, foi influenciado pela mãe, professora de acordeon, a proteger e promover a cultura, especialmente os segmentos de música e cultura popular.
Na política, compõe a direção nacional do Setorial de Cultura do Partido dos Trabalhadores (PT) e integrou as comissões que elaboraram os programas de governo para as campanhas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef. Atuou como assessor parlamentar na área da cultura, auxiliando a deputada Fátima Bezerra, atual presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal.
Sua experiência na gestão pública se deu entre 2007 e 2010, quando foi diretor adjunto da Fundação José Augusto, órgão responsável pela política cultural do Rio Grande do Norte. Alinhado às propostas do Ministério da Cultura, no que tange à descentralização e definição de políticas públicas que assegurem o direito constitucional à cultura, Fábio coordenou a criação das câmaras setoriais no estado, para discussão e elaboração das políticas públicas do estado.
Mudança de gestão
Após oito anos à frente da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, a jornalista Tarciana Portella retorna à sociedade civil, onde pretende se dedicar às atividades pela comunicação e cultura para o desenvolvimento, como outrora. Portella, que acompanhou o amadurecer das políticas públicas para cultura na pasta, durante o governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conseguiu conectar os nove estados da Região Nordeste às discussões e oportunidades do setor cultural através de um grande esforço de comunicação e formação de redes.


Texto: Maíra Brandão – Ascom RRNE/MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário