quarta-feira, 3 de agosto de 2011

CARAVANA DO SETORIAL DE CULTURA DO PT-RN - RELATÓRIO DO ENCONTRO REGIONAL EM PENDÊNCIAS


O Setorial de Cultura do PT-RN realizou mais uma Caravana Cultural Cidadã no último dia 30 de Julho de 2011, dessa vez na cidade de Pendências.

Logo no início da programação do Encontro foi feita uma visita à Fundação Félix Rodrigues (www.felixrodrigues.org.br) onde funciona o Ponto de Cultura Casarão de Ofícios. O Ponto foi criado em 2005, através de um convênio com o Ministério da Cultura, e desenvolve dois Projetos importantes que são “Trilhas do Amanhã” e “Arte que Mostra Arte”. No local a comitiva assistiu a apresentação de um ensaio de um excelente Grupo formado por jovens artistas, a Quadrilha Junina “Beber, Cair e Levantar”, que trabalha com elementos da Cultura Popular, pesquisando a obra de Ariano Suassuna e Luiz Gonzaga.

Após a visita foi iniciado os trabalhos do Encontro Regional, na Câmara Municipal de Pendências. Logo na abertura tivemos a apresentação do Grupo de Capoeira Nacional – Origem Angola também formado por vários jovens e crianças da cidade, cujos monitores, Josiano Juvêncio e Marcos Antonio, falaram sobre o trabalho social do Grupo. A Mesa do evento foi instalada com a presença de Fábio Lima, membro do Coletivo Nacional de Cultura do PT e também Chefe da Representação Regional do MinC no Nordeste; Aluízio Matias dos Santos e Gilson Matias, pelo Setorial de Cultura do PT-RN; Magnólia Morais, pela Direção do PT em Pendências e pelo Vereador do PT em Pendências, Isac Carlos dos Santos.

Os temas da Pauta foram expostos e debatidos por Fábio Lima, que falou sobre Conjuntura Nacional, as atividades do Coletivo Nacional e as políticas desenvolvidas pelo Ministério da Cultura no Governo Dilma, com destaque para o fortalecimento da Economia Criativa nas comunidades. Aluízio Matias falou sobre a importância do Setorial de Cultura na construção do PT, a agenda de Encontros Regionais e a preparação para o Encontro Estadual previsto para o dia 15 de Outubro de 2011, destacando a grande participação dos filiados petistas nas mobilizações até agora realizadas. Gilson Matias fez um balanço da Conjuntura Estadual na gestão do Governo anterior e na gestão atual destacando as atividades dos Pontos de Cultura nas cidades e propondo a realização de um Mapeamento Cultural no Estado. Falando da Conjuntura Municipal Magnólia Morais destacou a participação dos artistas, dos grupos e do Ponto de Cultura Casarão de Ofícios como um pólo de reunião dos fazedores de Cultura em Pendências articulando um trabalho social e também falou sobre a mobilização dos petistas sobre o tema da Cultura na cidade. O Vereador do PT em Pendências, Isac Carlos fez um balanço da boa atuação do Mandato na Câmara destacando que vai realizar várias proposições voltadas para a construção do Sistema Municipal de Cultura, em especial a criação do Fundo Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura.

Durante os debates falaram pela comitiva da cidade de Macau os companheiros Antonio Araújo Neto e Francisco Carlos Mendonça, que fizeram um balanço sobre a situação do município e o abandono da Cultura na cidade, mas destacaram que os artistas e educadores de Macau continuam mantendo firme a tradição cultural; Raquel Viana falou pela comitiva da cidade de Alto do Rodrigues, destacando a participação da comunidade e o trabalho do Ponto de Cultura de Alto do Rodrigues. A fala emocionante do Encontro ficou por conta de Mestre Dodora (Maria das Dores Barbosa Silva) , Griô de Oralidade, que fez um relato de sua trajetória e trabalho cultural em Pendências e sua contribuição na formação de educadores e artistas na cidade.

Como resultado das discussões foram tirados os seguintes encaminhamentos:

1- Mobilizar os artistas e produtores petistas de Pendências, Macau e Alto do Rodrigues para a participação no Encontro Estadual de Cultura do PT, dia 15 de Outubro, em Natal;

2- Realizar um debate local e Estadual sobre Festas Populares e Economia da Cultura;

3- Mobilizar para a realização de um Mapeamento Cultural no Estado do RN; e

4- O Mandato do Vereador Isac Santos irá realizar várias proposições sobre o Sistema Municipal de Cultura, tendo como eixo principal a discussão do Fundo Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura.

Participantes do Encontro:

Vereador Isac Carlos dos Santos; Magnólia Margarida dos Santos Morais; Alexsandra Dantas; Mestre Griô Dodora; Antonio Araújo Neto (Macau); Francisco Carlos Mendonça da Silva (Macau); Raquel Soares Viana (Alto do Rodrigues); Heriberto Bezerra; Márcia Ribeiro; Rovanio da Silva Gonçalves; Francisca Rodrigues dos Santos (Senhora); Manoel Silva; Bruna Roline Silva Santos; Gilberto Moura Xavier (Ponto de Cultura Recriar); Josiano Juvêncio da Silva, Marcos Antonio Santos (Monitores da Capoeira Nacional); Manoel Gonçalves, Jucier Brás da Silva, Karolayne, Álvaro, Denílson, Jefferson, Francisco, Aldemir, Rodrigo Andrade (Capoeiristas); Fábio Lima, Gilson Matias, Aluízio Matias dos Santos, Edilson Mano e Enoque Vieira (Setorial de Cultura do PT-RN).

Apoio para a realização do Encontro: Direção Estadual do PT-RN; Mandato da Deputada Federal Fátima Bezerra; Mandato do Deputado Estadual Fernando Mineiro; Mandato do Vereador em Natal, Fernando Lucena.

Acesse nossos contatos e informações através do Blog http://culturaptrn.blogspot.com/ Facebook http://facebook.com/setorialdeculturaptrn ou do email setorialdeculturaptrn@gmail.com


Um comentário:

  1. Bom dia,

    Adorei esta ideia de ir aonde o povo está.
    Valeu!

    ResponderExcluir